Escalas pentatônicas são escalas formadas por cinco notas ou tons. Essas escalas estão presentes em diversos estilos musicais. Elas são classificas em maior ou menor.
É caracterizada por ter cinco notas em sua estrutura, o que a torna muito versátil para quem busca improvisar na guitarra ou violão. Foi organizada por divisões em três propostas por Pitágoras, que era gerada em seis intervalos distintos: si, dó, ré, mi, sol, lá. Por essa razão foi retirada a nota si desta escala, sendo formada a escala de 5 tons.
Como disse anteriormente, a escala pentatônica ajuda muito quem deseja improvisar na guitarra, sendo utilizada . Tecnicamente qualquer escala de cinco notas por oitava pode ser considerada uma pentatônica.
História da Escala Pentatônica
A escala pentatônica é um tipo primitivo de escala e muito pouco se sabe sua origem.
No entanto, há registros de sua utilização nas práticas musicais de muitas culturas antigas como a grega, a africana e a chinesa.
Na Grécia antiga, Pitágoras realizou diversas pesquisas sobre a proporção de sons resultados de corda, e em suas descobertas, descobriu que se uma corda gerava uma nota, e esta fosse dividida ao meio, geraria a mesma nota porém uma oitava acima. Ou ainda: se esta mesma nota fosse dividida em três, gerava um som que era uma quinta em relação a nota original.
Como praticar a Escala Pentatônica na Guitarra
Tocar guitarra é algo apaixonante, disso não tenho dúvida! No entanto, é preciso ter bastante calma, paciência e consistência para praticar a escala pentatônica na guitarra principalmente para iniciantes.
Pratique separadamente cada digitação e não se preocupe com a velocidade na execução no início. Isso faz parte do processo natural de aprendizado, por isso, concentre-se e com calma faça cada nota. Aos poucos, você irá adquirir velocidade e também naturalidade ao tocar.
Após masterizar a técnica, faça exercícios com palhetadas alternadas e comece o seu improviso.Procure sempre deixar o ritmo constante até voltar a tônica.
Escala pentatônica maior
Essa escala utiliza os intervalos de: 2ª Maior, 3ª Maior, 5ª Justa e 6ª Maior (além da Tônica, que é a nota que dá nome à Escala). Logo, a penta Maior de Dó, por exemplo, vai ter as seguintes notas: Dó (C), Re (D), Mi (E), Sol (G), La (A).
*Notas tocadas: C, D, E, A, G
Escala pentatônica menor
Amei, muito bom, parabéns!